tempo e espaço para sentir
”Mas afinal, sabemos o que habita na alma e no coração de cada criança?” (Adriana Friedmann, 2020)
“O hino da Escola tinha que ser assim: “Eu quero é ser criança e ter muitos amigos para brincar”. (Luísa, 4 anos)
níveis de ensino
Trabalhamos com um número reduzido de crianças por turma, tanto no Infantil, quanto no Fundamental.
Educação infantil
Na Educação Infantil atendemos crianças a partir de 3 anos, as quais são encorajadas a viver o que é próprio da infância, por meio das relações, brincadeiras, experimentações, do movimento, da investigação, da Arte, Música, Literatura, enfim, das múltiplas linguagens.
Devemos garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se), assegurando o seu protagonismo, instigando a curiosidade, as novas descobertas e lhes convidando a vivências que levem à construção de saberes, significados, narrativas e à produção de cultura.
Fundamental do 1º ao 5º ano
No Ensino Fundamental, valorizamos as situações significativas de ensino-aprendizagem, sistematizando progressivamente as experiências vividas na Educação Infantil, promovendo o exercício do pensamento autônomo e crítico, bem como, de novas formas de relação com o mundo.
Adotamos o trabalho com Projetos, que evoca a ideia de um processo dinâmico, em que as ações são organizadas em conjunto pelo professor e
pelas crianças e o conhecimento é construído em grupo, contemplando os componentes curriculares das Áreas do Conhecimento: Linguagens,
Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
“A infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar. Quase tudo se adquire nesse tempo em que aprendemos o próprio sentido do tempo”. (COUTO e BARBOSA, 2012)