![](https://static.wixstatic.com/media/063380_e883f363c3ed4e57b2bd33e1f586b5db~mv2.png/v1/fill/w_1920,h_1080,al_c,q_95,enc_avif,quality_auto/063380_e883f363c3ed4e57b2bd33e1f586b5db~mv2.png)
Ser criança é fundamental
“Passava os dias ali quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei”. (Manoel de Barros)
![Três crianças andando pela trilha da escola](https://static.wixstatic.com/media/063380_0439b8bb8ca5449dbf56392bc664c70d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/063380_0439b8bb8ca5449dbf56392bc664c70d~mv2.jpg)
“A gente é um grão de areia perto das árvores. As árvores são um grão de areia perto do mundo”.
(Eduardo, 5 anos)
![Você está pronto para acelerar seu negócio (2).png](https://static.wixstatic.com/media/063380_9aeaaf34da0649b7874d8648104c9365~mv2.png/v1/fill/w_711,h_400,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/063380_9aeaaf34da0649b7874d8648104c9365~mv2.png)
NOSSOS PRINCÍPIOS
O nosso trabalho Pedagógico tem como inspiração os princípios
sociointeracionistas de aprendizagem e desenvolvimento, de Vygotsky.
Dialogamos também com outros pensadores que nos ajudam a tecer o
trabalho, dentre os quais citamos: Emmi Pikler, Piaget, Walon, Paulo Freire, Loris Malaguzzi, Emília Ferreiro, Celestin Freinet. A partir destas referências, oferecemos às crianças:
A ESCUTA ATENTA
Respeitosa e sensível do Professor, que observa as crianças com olhos de pesquisador e se encanta com as suas descobertas;
que acolhe as suas expressões e age com intencionalidade para enriquecer as experiências, provocar e alimentar a curiosidade e a inteligência; que lhe dá o TEMPO necessário para viver intensamente cada prática cotidiana.
![2.1 - Escuta atenta.jpg](https://static.wixstatic.com/media/063380_2eb0fb1132cd465584e42cf993222068~mv2.jpg/v1/crop/x_748,y_0,w_1715,h_2144/fill/w_384,h_480,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/2_1%20-%20Escuta%20atenta.jpg)
![3 - Brincadeira.jpg](https://static.wixstatic.com/media/063380_c1cd6638ac1e44ad8813dc6528abf924~mv2.jpg/v1/crop/x_553,y_0,w_2122,h_2132/fill/w_441,h_443,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/3%20-%20Brincadeira.jpg)
A BRINCADEIRA
Como uma atividade estruturante e uma linguagem privilegiada para a criança se expressar, se conhecer, conhecer o outro, aprender e compreender o mundo.
PROJETOS
O trabalho com PROJETOS, do qual a criança participa ativamente, desenvolvendo linguagens, elaborando e reelaborando conhecimentos, sendo co-autora de um processo de aprendizagem significativo.
![4 - Projetos.jpg](https://static.wixstatic.com/media/063380_562e179199ec4d1eab81f3f78f7d656d~mv2.jpg/v1/crop/x_247,y_0,w_1891,h_1958/fill/w_444,h_460,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/4%20-%20Projetos.jpg)
![Quatro meninos mexendo com plantação na escola](https://static.wixstatic.com/media/063380_f8fd02ea08054f08a0415d60871189c8~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/063380_f8fd02ea08054f08a0415d60871189c8~mv2.jpg)
“Acho que a banana leva mil anos para ficar madura. Olha! Tem um cacho grande e outro pequeno. Esse Quintal é cheio de mistério mesmo! (Bernardo, 4 anos).
![5 - Espaço.jpg](https://static.wixstatic.com/media/063380_e6c48436ba1f468196b2b5ca2c582438~mv2.jpg/v1/crop/x_826,y_0,w_1948,h_2226/fill/w_420,h_480,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5%20-%20Espa%C3%A7o.jpg)
O ESPAÇO
O cuidado com o ESPAÇO, considerado um centro para criar a cultura da infância a partir de contextos provocadores de experiências, relações, descobertas.
Cada grupo é acolhido em uma SALA DE REFERÊNCIA, a qual gera um sentimento de pertencimento, de segurança. O QUINTAL, A HORTA E A TRILHA DA VIDA possibilitam uma relação íntima com a natureza e o resgate de valores como a simplicidade, o cuidado, o respeito, o encantamento. Espaços privilegiados de observação, pesquisa e aprendizado.
A PRAÇA, local de acolhida, encontros, partilhas, comemorações O ATELIÊ, espaço que instiga a expressão das múltiplas linguagens das crianças.
AUTONOMIA
O exercício da AUTONOMIA que se inicia quando ainda são bebês, sob
o olhar cuidadoso e atento do adulto que dá “voz e vez” para a criança, acredita no potencial de cada uma e permite que ela experimente as suas capacidades e os seus limites.
![6.1 - Autonomia.jpg](https://static.wixstatic.com/media/063380_b46ef03dc4064e1fa11aa3da4c36f941~mv2.jpg/v1/crop/x_525,y_0,w_2163,h_2144/fill/w_454,h_450,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/6_1%20-%20Autonomia.jpg)
![8 - Família.jpg](https://static.wixstatic.com/media/063380_feffa13c169e43af907ab3a97d5a62da~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_129,w_3096,h_3870/fill/w_384,h_480,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8%20-%20Fam%C3%ADlia.jpg)
FAMÍLIAS
Relação com as FAMÍLIAS baseada no respeito, confiança,
transparência e ética. A criança se sentirá pertencente à Escola se a sua
família também o for.