Ser criança é fundamental

“Passava os dias ali quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei”. (Manoel de Barros)

Três crianças andando pela trilha da escola

“A gente é um grão de areia perto das árvores. As árvores são um grão de areia perto do mundo”.

(Eduardo, 5 anos)

Você está pronto para acelerar seu negócio (2).png

NOSSOS PRINCÍPIOS

O nosso trabalho Pedagógico tem como inspiração os princípios
sociointeracionistas de aprendizagem e desenvolvimento, de Vygotsky.
Dialogamos também com outros pensadores que nos ajudam a tecer o
trabalho, dentre os quais citamos: Emmi Pikler, Piaget, Walon, Paulo Freire, Loris Malaguzzi, Emília Ferreiro, Celestin Freinet. A partir destas referências, oferecemos às crianças:

A ESCUTA ATENTA

Respeitosa e sensível do Professor, que observa as crianças com olhos de pesquisador e se encanta com as suas descobertas;
que acolhe as suas expressões e age com intencionalidade para enriquecer as experiências, provocar e alimentar a curiosidade e a inteligência; que lhe dá o TEMPO necessário para viver intensamente cada prática cotidiana.

2.1 - Escuta atenta.jpg
3 - Brincadeira.jpg

A BRINCADEIRA

Como uma atividade estruturante e uma linguagem privilegiada para a criança se expressar, se conhecer, conhecer o outro, aprender e compreender o mundo.

PROJETOS

O trabalho com PROJETOS, do qual a criança participa ativamente, desenvolvendo linguagens, elaborando e reelaborando conhecimentos, sendo co-autora de um processo de aprendizagem significativo.

4 - Projetos.jpg
Quatro meninos mexendo com plantação na escola

“Acho que a banana leva mil anos para ficar madura. Olha! Tem um cacho grande e outro pequeno. Esse Quintal é cheio de mistério mesmo! (Bernardo, 4 anos).

5 - Espaço.jpg

O ESPAÇO

O cuidado com o ESPAÇO, considerado um centro para criar a cultura da infância a partir de contextos provocadores de experiências, relações, descobertas.

Cada grupo é acolhido em uma SALA DE REFERÊNCIA, a qual gera um sentimento de pertencimento, de segurança. O QUINTAL, A HORTA E A TRILHA DA VIDA possibilitam uma relação íntima com a natureza e o resgate de valores como a simplicidade, o cuidado, o respeito, o encantamento. Espaços privilegiados de observação, pesquisa e aprendizado.

A PRAÇA, local de acolhida, encontros, partilhas, comemorações O ATELIÊ, espaço que instiga a expressão das múltiplas linguagens das crianças.

AUTONOMIA

O exercício da AUTONOMIA que se inicia quando ainda são bebês, sob
o olhar cuidadoso e atento do adulto que dá “voz e vez” para a criança, acredita no potencial de cada uma e permite que ela experimente as suas capacidades e os seus limites.

6.1 - Autonomia.jpg
8 - Família.jpg

FAMÍLIAS

Relação com as FAMÍLIAS baseada no respeito, confiança,